Conheça o The Lotus Building

O Lotus Building é uma obra escultural e com volumetria inspirada na flor de lótus. Construído sobre um lago artificial, o volume escultural é iluminado externamente por meio de um sistema que altera o padrão de coloração a cada 20 segundos.

O edifício fica situado no coração de Wujin, sua estrutura tem mais de 35 mil m², e se integra a paisagem do Parque do Povo a sua volta, edificado para ser um marco cultural e cívico de sua sociedade.

Composto de espaços cívicos e públicos sua localização é privilegiada, em uma área de grande expansão ao sul. O edifício abriga parte do Gabinete de Planejamento, salas de exposição e salas de reunião.

Assim como a flor de Lótus, a arquitetura parece flutuar sobre o lago em que se encontra, refletindo as pétalas que formam a proteção solar. Os visitantes entram por baixo, quando chegam ao edifício o espaço se revela como uma catedral iluminada, esse trajeto reúne muito simbolismo e espiritualidade, como um caminho para a purificação e ao mesmo tempo a visão da pequenez humana diante do divino.

Elementos estruturais de aço inoxidável funcionam como molduras para os painéis de vidro, que revestem tanto as “pétalas” externas quanto o edifício principal. No interior, todos os componentes do ambiente se juntam a fim de criar um padrão visual contínuo, que se desdobra no topo do edifício para criar um lustre suspenso a sete metros do chão.

Para minimizar o consumo de energia, o projeto previu a implementação de 2,5 mil painéis geotérmicos, dispostos no fundo do lago artificial, enquanto a água pré-existente é utilizada para resfriar ou aquecer o sistema de ar condicionado durante dos meses de verão e inverno, respectivamente.

O Centro de Lótus já se tornou o mais conhecido edifício em Wujin, contribuindo para a vida social e cultural da cidade.



Fonte: Fonte