Por Redação em 23 de março de 2023

Porquê o certificado LEED pode ajudar você, o seu negócio e o mundo.

Home /

O certificado LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) é um dos principais selos de sustentabilidade para edifícios e empreendimentos. Desenvolvido em 1998 pelo US Green Building Council, entidade sem fins lucrativos em prol do desenvolvimento sustentável em construções e operações, é atualmente reconhecido internacionalmente como uma das principais referências em construções sustentáveis.

O LEED estabelece critérios rigorosos para avaliar o desempenho ambiental de edifícios e empreendimentos em diversas áreas, incluindo eficiência energética, gestão da água, qualidade do ar interno, uso de materiais sustentáveis, entre outras.

Hoje, segundo a ABRAINC (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias), o Brasil figura entre os 5 países com mais empreendimentos sustentáveis no mundo. O que mostra a eficiência brasileira em relação a arquitetura e a engenharia, e que também mostra um país pronto para liderar uma etapa comercial que fica cada dia mais atenta as ações ligadas ao ESG (environmental, social and governance).

Atentos a tudo isso e pensando em trazer o melhor para Goiânia, lançamos no início de fevereiro o Infinity Business, um empreendimento pioneiro em várias esferas – será o primeiro empreendimento comercial com a assinatura do escritório italiano Pininfarina no Brasil e o primeiro em Goiás com o certificação LEED. O melhor do design aliado com a maior certificado de impacto ambiental do mundo, agora no centro do Brasil.  

Mas afinal, como o certificado LEED pode ajudar a você, o seu negócio e ao restante do mundo? Dentre as várias razões listamos cinco:

  • Diferencial competitivo: empresas que investem em edifícios e empreendimentos certificados pelo LEED podem se diferenciar no mercado, demonstrando seu compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade socioambiental.
  • Redução do impacto ambiental: edifícios são responsáveis por uma grande parte do consumo de energia e emissão de gases de efeito estufa. Ao promover a construção de edifícios mais eficientes e sustentáveis, o LEED contribui para reduzir o impacto ambiental dessas construções.
  • Economia de recursos: edifícios mais eficientes em termos de energia e água podem reduzir significativamente os custos de operação e manutenção. Além disso, o uso de materiais sustentáveis e a adoção de práticas de construção mais responsáveis podem reduzir o desperdício e a necessidade de recursos naturais.
  • Satisfação dos usuários: edifícios mais saudáveis, confortáveis e sustentáveis tendem a gerar maior satisfação dos usuários, seja em termos de produtividade no trabalho, bem-estar e qualidade de vida ou redução de custos com saúde.
  • Regulamentações: em muitos países, a certificação LEED pode ser exigida por lei ou incentivar a obtenção de benefícios fiscais e outras políticas de apoio.

Em resumo, investindo em um empreendimento com certificação LEED você garante uma aplicação rentável com garantias de valorização, uma vez que ESG é uma temática que mais cresce ao longo desses últimos anos e que no presente te trás uma economia real em relação os recursos básicos de manutenção do seu espaço dentro do empreendimento. Estar alinhado com algumas dessas exigências ainda te faz ganhar tempo e mais competitividade no oferecimento do seu trabalho, além de ser peça importante na construção de um futuro com ainda mais qualidade.

O seu negócio ganha uma chancela de responsabilidade social e ambiental que pode abrir portas e ser ponto decisivo em negociações e na escolha de um possível cliente além de poder trazer benefícios fiscais.

O mundo sempre ganha com iniciativas que conseguem aliar o desenvolvimento econômico e social com iniciativas que promovam a menor quantidade de impactos negativos no ambiente que nós mesmo estamos habitando. Essas medidas promovem uma corrida pela procura do melhor caminho entre o crescimento econômico e o desenvolvimento humano e ambiental, um ponto que só pode gerar benefícios.